quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Menor microchip do mundo é lançado e pode ser usado dentro do corpo humano

A empresa Chipmaker Freescale Semiconductor anunciou no último dia 27, a criação do menor chip ARM do mundo. Ele é conhecido como Kinetis KL02 mede 1,9 por 2 milímetros e traz uma unidade microcontroladora completa (MCU). Em outras palavras, a pequena estrutura traz embarcados um processador, memórias RAM e ROM, um clock e uma unidade de controle para entradas e saídas — basicamente, tudo o que compõe a estrutura básica de um computador básico. O KL02 tem 32 KB de memória flash, 4 KB de RAM e um processamento de 32-bits. Há ainda periféricos como um conversor analógico-digital de 12-bits e uma unidade UART (utilizada para comunicação a grandes distâncias, com sincronização feita por software). De acordo com a notícia esta novidade pode ter como foco a indústria médica. Ele pode ser utilizado dentro do corpo humano e as pistas indicam que ele pode ser ingerido com água, tendo o trato digestivo como o seu destino. Veja a matéria completa em: http://www.tecmundo.com.br/medicina/37035-o-menor-microchip-do-mundo-pode-ser-utilizado-dentro-do-corpo-humano.htm#ixzz2MDR5rdLs Évina Machado- 1° A Eng. Civil

Surgimento de mais um vírus

Nesta quarta-feira, a fabricante de antivírus Kaspersky Lab e o laboratório CrySys divulgaram um relatório sobre um ataque sofisticado de um novo tipo de vírus, que escolhe suas vítimas e, através de tuites ou de buscas no Google, consegue os endereços dos servidores de controle. Ele foi chamado de "Miniduke" por parecer com o vírus de espionagem Duqu, que também é utilizado para realizar ataques direcionados e sofisticados. Os hackers enviam documentos PDF com um conteúdo de interesse das vítimas e quando abertos, os documentos exploram uma falha dia zero (sem correção) no Adobe Reader. Depois disso, ele verifica se o computador atende aos requisitos necessários e então instala um software de baixo e pequeno código, o que o permite comunicar com um servidor de controle, baixando códigos e executando comandos remotos no sistema alvo em apenas 20KB. Qualquer arquivo baixado pelo vírus possui a extensão GIF e traz imagens válidas, com o código adicional escondido. Esse vírus já infectou 59 vítimas espalhadas em 23 países, incluindo o Brasil. Infelizmente, ainda não conseguimos ficar livres dos vírus. Apesar dos hackes se tornarem cada vez mais especializados, espero que algum antivírus os consiga barrar completamente. Reportagem completa no site: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/02/ataque-sofisticado-que-usou-falha-no-reader-atacou-usuarios-no-brasil.html Gabriela Nogueira de Azevedo Antunes – Engenharia Civil

Teclado e mouse sem fio da Microsoft são (quase) perfeitos para PCs com Windows 8

A Microsoft revolucionou ao lançar o Windows 8!
O Windows 8 traz a nova interface Metro para facilitar o acesso a documentos e informações e também à Windows App Store, loja de aplicativos especialmente criada para o Windows 8. É necessário um tempo para que o usuário se habitue à nova interface.
Na tela inicial, em vez de uma área de trabalho, com ícones e um plano de fundo, o sistema operacional exibe os "tiles" (ladrilhos ou azulejos numa tradução livre). Através desses quadrados e retângulos é que se acessam os aplicativos.
 
Pensando nos usuários do Windows 8, foi lançado o mouse e o teclado sem fio do pacote Microsoft Wireless Comfort Desktop 5000.
Seus atalhos garantem fácil acesso a aplicativos dedicados. No teclado, com um toque, há acesso a software de leitura de e-mail, abertura de navegador, fazer, desfazer ou refazer ações, variar o volume. No mouse, as ações de avançar e retroceder páginas do browser são facilitadas por teclas laterais específicas.
Isso sem contar o conforto que oferece – há uma larga base no teclado, de cerca de 7 centímetros, para acomodar as palmas das mãos enquanto digita. O mouse, com mais de 11 cm de comprimento, 7 cm de largura e 4 cm de altura, tem o peso ideal para ser movimentado, sem ser leve demais.

Confira a matéria no link: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/26/teclado-e-mouse-sem-fio-da-microsoft-sao-quase-perfeitos-para-pcs-com-windows-8.htm

Computador consegue ler sonhos em tempo real


Navegando pelo site da revista Superinteressante encontrei uma matéria que dizia que um computador consegue ler sonhos em tempo real.

 A reportagem fala que é a primeira vez na história que cientistas conseguiram penetrar no mundo dos sonhos e enxergar o que a pessoa vê enquanto dorme.  A nova técnica, que combina dois exames de mapeamento do cérebro e um computador inteligente, foi desenvolvida por cientistas de cinco universidades japonesas, que em 2008 já tinham criado uma técnica para ler a mente de pessoas acordadas. O interessante é que o computador aprendeu a ler o sonho através da análise das ondas cerebrais e determinar com 80% de precisão o que a pessoa sonha em tempo real.

Essa notícia por uma lado é boa, uma vez que neurocientistas poderão ter mais conhecimento  sobre nosso cérebro e assim poderão  ajudar a  área da saúde. Mas também poderá um dia em que nossos sonhos se tornarão  públicos e isso não seria bom!

Leia mais: http://super.abril.com.br/ciencia/computador-consegue-ler-sonhos-tempo-real-732871.shtml

Tecnologia Li-Fi promete substituir Wi-Fi





Aproveitar a iluminação das residências e escritórios para transmitir dados é uma ideia que depende de avanços na própria iluminação. Isso porque a fonte ideal de luz para transmitir dados são os LEDs, que ainda custam caro. Esse problema poderá ser resolvido com o desenvolvimento dos microLEDs, uma inovação anunciada por pesquisadores da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.
Enquanto outros experimentos com transmissão de dados por luz visível estão usando LEDs com dimensões na faixa de 1 milímetro quadrado, a equipe do professor Martin Dawson conseguiu reduzi-los por um fator de 1.000, criando LEDs com dimensões micrométricas.
MicroLEDS :
Os microLEDs poderão transmitir 1.000 x 1.000 vezes - ou 1 milhão - mais informações do que os LEDs tradicionais, ocupando a mesma área de 1 mm2.Eles são fabricados sobre pastilhas semicondutoras comuns, constituindo um autêntico chip de luz, com a vantagem de que cada LED é controlado individualmente.
Li-Fi :
Os pesquisadores estão chamando suas novas redes ópticas de redes Li-Fi, em substituição às redes Wi-Fi atuais - onde o Wi de wireless (sem fios) é substituído pelo Li de Light (luz).
A técnica consiste em utilizar um aparelho, chamado modulador, para fazer com que os LEDs pisquem rapidamente, transformando seus estados ligado e desligado em 0s e 1s.
Outra possibilidade de uso dos microLEDs é na construção de grandes telas para anúncios comerciais, onde cada LED se torna um pixel, criando outdoors eletrônicos de resolução muito superior aos atuais. 

Leia mais :
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=redes-luz-li-fi-substituir-wi-fi&id=020150130201

Empresa alemã atinge 512Gbps de conexão com um só canal de fibra ótica

fibra otica 150x150 Empresa alemã atinge 512Gbps de conexão com um só canal de fibra ótica Uma companhia de telecomunicações alemã a Deutsche Telekom, esta fazendo testes do projeto OSIRIS (Optically Supported IP Router Interfaces), com isso eles querem desenvolver uma nova forma de vencer a demanda de banda larga. Com apenas um único canal de fibra ótica a empresa atingiu uma velocidade de 512GB por segundo, e com isso bateu o recorde mundial de maior velocidade de transferência de dados.
Eles pegaram um pacote de dados e enviaram de Berlim a Hannover, a uma distancia de 367 km, aí que eles conseguiram bater o recorde tanto na ida quanto na volta. A distância total do percurso é de 734 km.
Na composição de cabos de fibra ótica contém muitos canais. Usando como exemplo o modelo que a empresa alemã utilizou, que possuem 48 canais, com isso eles teriam uma velocidade de 24TB por segundo, de acordo com o site GigaOM.
Com essa velocidade toda teria a possibilidade de enviar mais de 3500 CDs usando somente um cabo de fibra ótica ao mesmo tempo e isso levaria somente um segundo. Só lembrando que esses cabos têm a espessura de um fio de cabelo humano.
Não existe previsão para que essa super-velocidade chegue ao mercado.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Zuckerberg, Gates, Will.I.Am querem ver você programando

sad

   Os maiores nomes da tecnologia e Hollywood uniram forças em um novo vídeo para Code.org, uma organização sem fins lucrativos focada em  possibilitar e incentivar o aprendizado de linguagens de programação em todas as escolas.Empresários como Mark Zuckerberg do Facebook, o fundador da  Jack Dorsey e da Microsoft, Bill Gates se uniram em prol do ensino nas escolas. Zuckerberg diz que começou a programar quando estava na sexta série, porque ele queria fazer “algo que fosse divertido para mim e minhas irmãs.” Bill Gates começou a programar na sua adolescência e escreveu um programa para jogar o jogo da velha, conhecido como “tic-tac-toe”.
   Apesar de esses nomes já serem conhecidos como expoentes na área da tecnologia, outras personalidades também estão presentes. Uma delas é o músico Will.I.Am, que diz estar aprendendo a programar agora, pois o mundo em que vivemos está cada vez mais dependente deste tipo de conhecimento.Will.I.Am acrescenta: “Aqui estamos nós, 2013. Nós todos dependemos da tecnologia para se comunicar, ao banco, a informação, e nenhum de nós sabe ler e escrever código.”
   Essa iniciativa é, sem dúvidas, um grande avanço na área educativa, pois atualmente são poucos os que tem oportunidades como a que estamos tendo, de conhecer um pouco mais sobre as linguagens de progamação e principalmente de chegar a criar um progama. Quem tem acesso à esse tipo de aprendizado são na maioria jovens estudantes das diversas universidades existentes no mundo,e principalmente no Brasil, esse número é muito pequeno. Quem quiser saber mais sobre essa organização, basta acessar o link do site : http://www.code.org/ 
Este link é de um vídeo em que os empresários dão seus depoimentos sobre o assunto: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nKIu9yen5nc

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Internet quântica à velocidade da luz poderá usar fibras ópticas



Visitando o site “Inovação Tecnólogica” achei a matéria abaixo, que considerei muito interessante:
As fibras ópticas transmitem informações todos os dia, em todo o mundo, à velocidade da luz. A novidade é que elas também podem ser aproveitadas para transportar informações quânticas.
A construção dessa interface pode ser difícil, pois as próprias leis da mecânica quântica não permite que a informação seja copiada. Então, será usado um laser para gravar a informação quântica para os fótons – partículas individuais de luz. Assim ela pode ser transportada através de fibras ópticas para outros computadores quânticos. A informação é lida no átomo e gera-se um fóton com a mesma informação do átomo.

Asus mostra Fonepad com chip Intel

A Asus mostrou em Barcelona um novo phablet. O Fonepad tem ecrã de sete polegadas, faz chamadas, mas a grande novidade é ser baseado em Intel. OLHEM QUE LEGAL !!!

ASUS_Fonepad.jpg
O Fonepad tem um ecrã de sete polegadas, sistema operativo Android e um processador Intel. O presidente da Asus, Jonney Shih, explica que a empresa está a tentar criar um equipamento que sirva as necessidades dos utilizadores.
Segundo a Asus, a maioria das pessoas usa os dispositivos portáteis como tablets e passa pouco tempo a fazer chamadas telefónicas. Assim sendo, para o fabricante de Taiwan, não faz sentido apostar num ecrã mais reduzido.
De acordo com notícia do AllThingsD, este equipamento deve ter um processador da Intel, numa aposta do fabricante de chips no segmento de tablets e correr a versão 4.1 do Android.
O Fonepad deve chegar à Ásia em março e à Europa em abril, com um preço a rondar os 220 euros
JÁ PENSARAM QUE PRÁTICO UM TABLET  COM CHIP E AINDA UM PROCESSADOR INTEL, É TUDO QUE TODOS NÓS PRECISÁVAMOS PRAS AULAS DA NOSSA PROFESSORA MARCELA.HAHAHA


Ler mais: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2013/02/26/asus-mostra-fonepad-com-chip-intel#ixzz2M24JxK7U

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O dia-a-dia em 2019, segundo a Microsoft





Vendo esse vídeo, podemos notar que a tecnologia vêm se aprimorando cada dia mais, e que precisamos estar bem preparados e informados para um futuro cheio de mudanças. É de se esperar também, que tal mudança na tecnologia, gere mais praticidade e comodidade a todos. Mais uma dúvida que nos rodeia é a seguinte: Será que todos vão ter acesso a essa tecnologia, ou só uma pequena parte da população? Porque não adianta tamanha evolução, se nem todos terão acesso a esta.

http://veja.abril.com.br/blog/vida-em-rede/video/como-sera-o-mundo-em-2019-segundo-a-microsoft/

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Realidade aumentada na publicidade

Essa a aplicação da realidade aumentada é uma verdadeira revolução no "marketing" na medida em que deixa as publicidades muito mais atrativas e divertidas, aumentando o interesse do possível consumidor, dessa forma o anunciante pode vender mais e o consumidor não fica entediado com a propaganda, como é usual na maioria dos meios tradicionais onde esse tipo de mensagem é veiculada (revistas, jornais, televisão e internet) além de que com essa ferramenta é possível efetuar a venda no ato, o que não é possível nos meios já citados exceto a internet, claro. Também é possível em lojas físicas a consulta imediata dos preços, validade e outras informações importantes sobre o produto ou serviço prestado pelo estabelecimento. Existem previsões que dizem que no futuro esse recurso não será visualizado no seu celular, mas sim em seus olhos, graças a óculos e lentes de contato munidas com essa tecnologia, aí sim será dado um salto gigantesco na área da propaganda, o cliente anda pela loja normalmente e consegue visualizar em tempo real informações sobre o produto, sem precisar fazer nenhum gesto, nem mesmo tirar o celular do bolso.


 http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/08/realidade-aumentada-agora-reconhece-objetos-reais-e-cria-novas-interacoes.html

Cinco inovações que mudarão as nossas vidas nos próximos cinco anos

Seremos capazes de tocar a partir de um smartphone

2012-12-17
Sistemas serão capazes de reconhecer conteúdo de dados visuais
Sistemas serão capazes de reconhecer conteúdo de dados visuais
A «IBM 5 in 5» é uma lista de inovações que têm o potencial de mudar a forma como as pessoas irão trabalhar, viver e interagir nos próximos cinco anos e a empresa considera que o ponto alto será a exploração de novas fronteiras com os cinco sentidos humanos. Para tal, os cientistas da IBM estão a desenvolver novas aplicações e consideram que os avanços tecnológicos marcarão a nova era dos sistemas cognitivos quando os computadores conseguirem, à sua maneira, ver, cheirar, tocar, saborear e ouvir.

Os desafios propostos na lista «IBM 5 in 5» passarão pelo facto de seremos capazes de tocar a partir de um smartphone, de ver muito mais para além de um pixel, os computadores passarão a ter a capacidade de ouvir o que é importante, o paladar digital vai ajudar a comer de forma mais inteligente, as máquinas conseguirão capturar e identificar cheiros.
Robyn Schwartz, directora-associada do departamento de vendas da IBM, prevê que os ecrãs tácteis de telemóveis tenham “funcionalidades de vibração para cada objecto, recebendo um conjunto único de padrões de vibração correspondente a cada um. O padrão de vibração vai diferenciar a seda do linho ou do algodão, ajudando a simular a sensação física de realmente tocar no objecto”.

Os cientistas da IBM estão a desenvolver aplicações para sectores como o do retalho e o da saúde, usando a ciência háptica, ou seja, tecnologias de infravermelhos e pressão sensitiva que simulam o toque. É como sentir a textura de um tecido, bastando para tal passar os dedos pelo item que está no ecrã de um dispositivo.

Hoje, os computadores só percepcionam imagens através do texto, para as identificar ou para lhe dar um título; a maioria da informação ainda é um mistério. John Smith, responsável pelo departamento de informação inteligente, considera que nos próximos cinco anos, “os sistemas não só serão capazes de ver e reconhecer o conteúdo de imagens e de dados visuais, como conseguirão dar um significado aos pixéis, à semelhança do que fazem os seres humanos para interpretar uma fotografia”. No futuro, as capacidades de comparação e associação vão permitir que os computadores consigam analisar características como a cor, padrões de textura e informação exterior e extrair conhecimento dos formatos visuais. Isto terá um impacto profundo em sectores como a saúde, o retalho e a agricultura.

Na saúde

Avanços tecnológicos marcarão a nova era dos sistemas cognitivos
Avanços tecnológicos marcarão a nova era dos sistemas cognitivos
Espera-se, inclusivamente, que estes recursos sejam colocados à disposição da saúde, dando sentido ao volume massivo de informação médica, como ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, raios-X e imagens de ultrassom, para capturar dados referentes a uma anatomia em particular e a determinadas patologias. O que é realmente importante nestas imagens pode ser tão subtil ou invisível que é difícil de detectar pelo olho humano, o que requer uma avaliação cuidadosa. Ao serem configurados para segmentar o que se deve procurar nas imagens – diferenciar, por exemplo, o tecido saudável do doente – e correlacionar essa informação com registos de pacientes e com o que figura na literatura científica, os sistemas que conseguirão "ver" vão ajudar os médicos a detectar problemas de saúde a uma velocidade muito maior e com mais precisão.

Detectar som e experimentar sabores

Outra das previsões refere um sistema distribuído de sensores inteligentes que irá detectar elementos do som, como a pressão sonora, as vibrações e as ondas sonoras em diferentes frequências. Este sistema será capaz de interpretar esses dados para prever, por exemplo, quando uma árvore está prestes a cair numa floresta ou quando um deslizamento de terra é iminente. Tal sistema irá "ouvir" o ambiente que nos rodeia e avaliar movimentos, de modo a avisar-nos que o perigo está à nossa frente.

O sistema que recebe os dados terá em consideração outros "modelos", como a informação visual ou táctil, e passará a classificar e a interpretar os sons com base no que já aprendeu. Por exemplo, “a fala do bebé" será estabelecida como uma linguagem, ao dizer aos pais e aos médicos o que as crianças estão a tentar comunicar. Os sons podem ser uma forma de interpretar o comportamento de um bebé e as suas necessidades, referindo informação sensorial e fisiológica, como a frequência cardíaca, o pulso e a temperatura.

Dentro de cinco anos, haverá tecnologia que irá analisar odores
Dentro de cinco anos, haverá tecnologia que irá analisar odores
O trabalho destes investigadores está também debruçado sobre um sistema computacional que realmente experimenta o sabor, para ser usado por chefes de cozinha de modo a criarem as receitas mais saborosas. Esta descoberta vai usar os ingredientes ao nível molecular e misturar a química dos compostos alimentares com a psicologia por detrás dos sabores e dos cheiros preferidos. A tecnologia poderá ser usada para ajudar a comer de uma forma mais saudável, criando novas combinações juntando, por exemplo, castanhas assadas com outros alimentos, como caviar cozido, beterraba doce e fazendo-nos querer uma taça de vegetais em vez de batatas fritas.

O computador será capaz de utilizar os algoritmos para determinar de forma precisa a estrutura química dos alimentos e o porquê de preferirmos certos sabores em relação a outros. Esses algoritmos conseguirão analisar como é que químicos interagem entre si, qual a complexidade molecular dos compostos do sabor e a sua estrutura de ligação, e usar essa informação, juntamente com os modelos de percepção, para prever a tendência de sabores. No caso de pessoas com necessidades alimentares especiais, como os diabéticos, a ideia seria desenvolver sabores e receitas que mantenham regulados os níveis de açúcar no sangue, satisfazendo ao mesmo tempo o paladar com um toque adocicado.

Análise de odores

Segundo Hendrik F. Hamann, cientista da IBM, dentro de cinco anos, os smartphones (e outras tecnologias) serão capazes de analisar os milhares de moléculas que expelimos a cada respiração e identificar se estamos a ficar doentes, antes de acontecer de facto. O frio é um exemplo óbvio, mas Hamann diz que a tecnologia que irá analisar odores, biomarcadores e milhares de moléculas provenientes da respiração pode funcionar também “para o diagnóstico de disfunções renais ou hepáticas, diabetes, asma e epilepsia, entre outros problemas”.

Devido aos avanços em sensores e tecnologias de comunicação, em combinação com os sistemas de aprendizagem, os sensores podem medir dados em lugares que nunca se pensou ser possível. Por exemplo, os sistemas computacionais podem ser usados na agricultura para "cheirar" ou analisar a condição do solo para plantações. Em ambientes urbanos, esta tecnologia vai ser usada para monitorizar problemas como o saneamento e a poluição – ajudando os responsáveis municipais a detectar potenciais problemas antes que estes saiam do controlo das autoridades.

Hernane Eduardo.Engenharia Mecanica 1°P.Turma B.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Google Glass



Pessoal o Google começou a selecionar pessoas pra usarem os prototipos do Glass!! Em 2012 disseram que 2013 já ia ter o lançamento, mas depois eles adiaram pra 2014.
Nesse link tem mais informaçõe: http://www.tecmundo.com.br/google-glass/36887-google-glass-deve-chegar-ao-mercado-ate-o-fim-do-ano.htm
Será que vai demorar muito pra gente ter um?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Google lança laptop com tela de alta resolução sensível ao toque


Ao entrar na página do terra para ver as notícias , encontrei o novo lançamento do google que aconteceu  nesta quinta-feira onde lançou seu primeiro modelo de laptop, o Chromebook Pixel, que apresenta como novidades uma tela sensível ao toque com uma resolução de 239 pixels por polegada, "a maior do mercado", segundo a companhia. Será vendido inicialmente nos Estados  Unidos e Reino Unido, custará ao preço similar do Macbook da Apple o que o tornará um concorrente.O Chromebook foi desenvolvido com a ajuda de uma empresa de Taiwan. Esse novo computador tem duas vezes mais pixels que a tela padrão de uma televisão de alta definição"As telas sensíveis ao toque vieram para ficar e são o futuro! " segundo o vice presidente do Chrome. É uma ótima invenção veja a matéria completa no link abaixo :
Notebook tem resolução de 2.560 por 1.700 pixels Foto: Divulgação
Taynara Oliveira - 1º período engenharia civil - Turma A
http://tecnologia.terra.com.br/hardware-e-software/google-lanca-laptop-com-tela-de-alta-resolucao-sensivel-ao-toque,18acc35e3ecfc310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Envision planeja instalar 2.300 “árvores” solares na Carolina do Sul

Ao entrar em uma página do Facebook “Engenharia é”, encontrei uma noticia bastante interessante. Nos Estados Unidos cerca de 160 milhões de metros quadrados de terra são reservadas para estacionamentos, isso fez com que a empresa Envision criasse a “Árvore Solar” para captar a energia fornecida a esses lugares. A árvore tem capacidade de abrigar 6 veículos enquanto são carregados e a empresa pretende construir 2.300 unidades na Carolina do Sul projetadas para ser capaz de gerar 35 megawatts de eletricidade. A invenção que é considerada o principal produto da Envision é capaz de se direcionar para o lado onde possa receber a maior quantidade de raios solares,armazenando a energia em baterias de Axion.Eu considero essa invenção bastante interessante, pois futuramente poderei utilizar esse produto em algum projeto de Engenharia Civil de minha autoria(assim começo a observar a importância da informática no meu curso). Otávio Henriques Liduário - Engenharia Civil A http://www.engenhariae.com.br/meio-ambiente/envision-planeja-instalar-2-300-arvores-solar-na-carolina-do-sul/

Você já ouviu falar de Deep Web?


 Quem já ouviu dizerem por aí que o que temos acesso na internet, na verdade, não é nada comparado ao que realmente está disponível? Ou que o que acessamos é apenas a pontinha de um iceberg, e que a maioria do conteúdo se encontra escondido? Bem...esses termos se referem a nada menos que a Deep Web, que vem do inglês e significa "Web profunda". Se muitos já acham que a internet possui inúmeras coisas ruins, é porque definitivamente não conhecem a Deep Web. Os assuntos tratados nessa área são pesados, tais como pedofilia, encomenda de assassinatos, fotos de crianças torturadas e por aí vai. Não é à-toa que esse conteúdo não está disponibilizado livremente.
Mas o que faz essas pessoas utilizarem a Deep Web? É simples! Enquanto você navega no conteúdo comum (Surface Web), você tem segurança mas não tem anonimato. Já na Deep Web ocorre o contrário. Você não tem segurança mas possui o anonimato. E isso é um prato cheio para pessoas mal intencionadas. E pessoas de grande renome utilizam essa ferramenta, como governantes, juízes, presidentes, etc., para fazerem acordos "por debaixo do tapete".
Assim como no acesso comum (Surface Web), a Deep Web possui muitos arquivos importantes e bons para uso pessoal. Vai de cada pessoa usar e saber filtrar bem seus interesses. Quem faz a informação é quem a lê! Mais detalhes podem ser encontrados no link da Revista Galileu.



Ágatha Christie - 1º período de Engenharia Civil- Turma B

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

FUTUROLOGIA: 14 TECNOLOGIAS QUE VÃO FAZER PARTE DA SUA VIDA

Acredita-se que daqui a alguns anos ,você vai ler as matérias num computador fino que nem papel, que poderá ser dobrado e colocado no bolso. Ou, talvez, prefira receber os textos pela internet diretamente num chip instalado nas profundezas do seu cérebro. Pode até ser que você consiga entrar na revista, conversar com os entrevistados e tocar nos objetos mencionados nas reportagens – tudo num ambiente virtual. Quando menos esperar, tecnologias que hoje parecem impossíveis, vão se tornar coisas banais no seu dia a dia, como por exemplo: um computador dobrável, com as dimensões e a espessura de uma folha de papel, um agente virtual que vai focar as suas necessidades específicas , um implante de chip com velocidade de processamento comparável à do seu cérebro , um computador atômico que resolverá em 30 segundos problemas que um computador convencional resolveria em 10 bilhões de anos, bactérias escravas que se apoderam do mecanismo que faz a célula funcionar e podem ordenar que ela faça o que elas quiserem, chips moleculares que reagem a pulsos de eletricidade, o que os torna capazes de mudar a seqüência de execução de um programa, tal como os transistores, vacinas comestíveis, remédios sob medida, nanorrobôs, que serão robôs ingeríveis, capazes de se multiplicar e identificar vírus e liquidá-los antes que a doença se manifeste, computador invisível , teleimersão, carro esperto , reconhecimento de voz e roupas autolimpantes , que aposentarão nossas máquinas de lavar. Através da internet encontrei esta reportagem da revista Superinteressante, em que foram mencionadas essas 14 promessas, e algumas me chamaram muito a atenção. É difícil imaginar tudo concretizado, mas, com esse avanço tão rápido da tecnologia ,certamente teremos além dessas promessas citadas pela revista, muitas outras que ainda vão nos surpreender, e muito. Todas essas promessas tecnológicas detalhadas estão disponibilizadas no link : http://super.abril.com.br/tecnologia/14-tecnologias-vao-fazer-parte-sua-vida-daqui-14-anos-442351.shtml . Amanda Oliveira- 1B MECANICA

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Metal Líquido que se regenera - como no Exterminador do Futuro

Encontrei uma notícia muito interessante em um site que acompanho há um tempo em que fala de um metal líquido, que está sendo desenvolvido por americanos da Universidade da Carolina do Norte, que tem a capacidade de se regenerar. Segundo o texto, o metal ao ser cortado começa a se oxidar e, se colocar os extremos em contato, as partes se unem novamente - fazendo uma analogia a um robô do filme "Exterminador do futuro". A ideia dos pesquisadores é usar desse metal para fazer celulares e computadores para, no caso de peças se quebrarem - em vez de comprar uma peça nova - apenas a ação de juntar as partes seja suficiente para ter a peça inteira novamente. link da notícia: http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/em-breve-pode-estar-em-seu-celular-um-metal-liquido-que-se-regenera/ Fernanda Resende Fernandes - 1º período A de Engenharia Civil.

2045: o ano em que os computadores assumirão o poder

Navegando na web, encontrei uma notícia na página da Revista Superinteressante, que me deixou bastante interessada pelo assunto, que dizia basicamente o seguinte: "Um computador vai escrever o melhor romance de todos os tempos em um segundo, resolver o maior mistério da ciência em um décimo de segundo e descobrir o sentido da vida, do universo e tudo mais em menos tempo do que você leva para terminar este parágrafo.”. De acordo com essa reportagem, uma máquina mais inteligente que a humanidade criaria ela mesma máquinas ainda mais sofisticadas, sem precisar de programadores humanos. A inteligência artificial cresceria por conta própria e esse processo tenderia ao infinito, com máquinas dando á luz máquinas incríveis que depois criam máquinas ainda mais fantásticas. Isso é só uma possibilidade teórica... Estima que as máquinas cheguem a uma inteligência equivalente à humana em 2029, com base em projeções matemáticas sobre a evolução da capacidade de processamento. Já o “domínio”, por partes dos computadores, começará em 2045, quando um único computador será mais inteligente que a humanidade inteira. Uma máquina com tamanho poder seria tão fascinante quanto perigosa. Por um lado, ela seria capaz de coordenar e executar todas as atividades hoje atribuídas a nós. Por outro lado, qual é o nível de respeito que uma máquina assim teria pela gente? Estamos criando uma possível "forma de vida" ultrapoderosa que pode ou não compartilhar nossos valores éticos e morais. Para discutir essas implicações, Kurzweil criou um projeto ambicioso: a Singularity University. A esperança por trás da iniciativa é que essas máquinas já nasçam "cultivando" valores como democracia, liberdade de expressão... Em suma, fazer com que elas, mesmo sendo vastamente mais poderosas que nós, tenham "bom senso" suficiente para não nos destruir. Bom, essa notícia nos remete a evolução tecnológica vivida nos tempos atuais que tende sempre a estar em constante renovação. No campo industrial, por exemplo, as máquinas são utilizadas para aumentar a produção. Em contrapartida, o uso intensivo das máquinas, gera o desemprego em grande massa. Mas, analisando esse processo como um todo, não se pode negar que para haver o progresso, inevitavelmente terá como consequência alguns malefícios. E todo esse conjunto é necessário para o desenvolvimento. Samanta Cristina da Silva Borgers - Engenharia Civil A.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tornar menor as incapacidades físicas e/ou mentais talvez seja o uso mais nobre da tecnologia. Está sendo desenvolvido um kit de Inclusão Digital para Lesões Cerebrais Severas, ele é acoplado a uma cadeira de rodas e ajuda quem tem deficiências cognitivas a utilizar o computador para acessar a internet e realizar atividades em programas educativos, o kit agrega um notebook com um software que faz uma leitura do rosto do usuário e passa a detectar seus movimentos, ao mover a cabeça de lado pra o outro, já é o necessário para guiar o mouse, cada pessoa cria um perfil de interação entre o robô e o comando do usuário. Com o acesso ao laptop adaptado, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como programas de aprendizagem e sites como o YouTube, para assistir a vídeos online. "Inclusive tem um programa que treina para ser piloto de tela", diz Lima na reportagem, que é o coordenador da pesquisa. O notebook acoplado a cadeira garante carga de energia suficiente para 16 horas em alto uso, podendo chegar a dois dias em nível médio de uso. O segundo circuito monitora o nível de carga, avisando quando for preciso recarregar – Para abastecer totalmente são gastas apenas 6 horas. O projeto desenvolvido no Rio Grande do Sul pode chegar a ser comercializado em 2013. A estimativa é de que o custo do kit seja entre R$ 3 mil e R$ 5 mil - desconsiderando o valor da cadeira. Assim podemos sonhar com o dia em que não mais teremos deficiências, e sim diferentes formas de interação com o mundo. A reportagem completa esta no link a baixo achei muito interessante e espero que gostem! http://tecnologia.terra.com.br/inovacoes-tecnologicas/noticias/0,,OI6395194-EI20546,00-Cadeira+de+rodas+pode+ser+comandada+com+piscar+de+olhos.html#tarticle Lizandra Soares, CIVIL B

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Homem Biônico

Fazendo uma pesquisa sobre o assunto "Tecnologia e futuro", discutido na aula de Informática e Computação do dia 08/02, encontrei no site G1 uma notícia muito interessante. Essa notícia relata a construção do homem biônico chamado Rex, que segundo os cientistas é o mais completo do mundo. O homem biônico, que foi construído por cientistas britânicos, mede 2 metros de altura e tem órgãos e membros artificiais em pleno funcionamento. O psicólogo e apresentador Bertolt Mayer foi usado pelos cientistas como modelo para a criação de Rex, Meyer perdeu a mão esquerda ainda criança e hoje usa a mão biônica mais avançada do mercado, segundo o jornal britânico. A equipe responsável por criar Rex, liderada por Richard Walker e Mateus Godden, usou US$ 1 milhão para construí-lo. O homem biônico ficará em exposição pública até 11 de março no Museu de Ciência de Londres. Essa reportagem faz os leitores pensarem um pouco mais sobre o assunto e acreditar que estamos cada vez mais perto da realidade onde teremos nossas empregadas domésticas substituídas por mulheres biônicas.
Postado por Mariana Geralda Alves - 1°A CIVIL

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Impressora 3D

Lendo a revista Veja de 26 de Dezembro de 2012 me deparei com uma notícia muito interessante e importante para o futuro. Essa notícia relata sobre a criação de uma impressora 3D, que está revolucionando o mundo. Essa impressora vem sendo criada e aperfeiçoada desde os anos 80. Em 2009, ela ainda era produzida em grande porte e custava cerca de 50 000 dólares. Em 2012, Bre Pettis desenvolve a Replicator 2, que passou a ter o tamanho de uma impressora normal e custava cerca de 2 200 dólares. No mesmo ano, Sam Cervantes conseguiu desenvolver uma com um preço ainda mais acessível, no valor de 500 dólares. Os engenheiros brasileiros Rodrigo Rodrigues e Felipe Sanches, montaram a primeira impressora 3D brasileira tendo como base uma americana, ela foi chamada de RepRap, e juntamente com o matemático Filipe Moura fundaram a startup Metamáquina para vender on-line por 2900 reais cada uma. A impressão é feita de objetos criados em programas de computadores, como o Google SketchUp, a imagem é dividida em camadas e enviada à impressora. A impressão mais barata é feita com ligas de plástico, já a de melhor qualidade é feita com material em forma de resina líquida. Já é possível imprimir roupas, sapatos, acessórios, paredes de um edifício e tecidos humanos. Para fabricar estes o cartucho é abastecido com células-tronco misturado a colágeno; já para essas é colocado uma mistura de concreto, com sódio, água e polímeros de plástico. Essa reportagem mostrou que a cada dia mais altas tecnologias estão nos rodeando e fazendo parte de nossos vidas a baixo custo. O ruim disso é que o mundo se torna cada dia mais veloz, afinal ela reduz o tempo de construção, deixando esta também mais barata, o que gera mais desemprego. No mais, acredito que quem se interessar e tiver a oportunidade de ler a reportagem completa vai gostar muito, além de entender um pouco mais como funciona. Poatado por Gabriela Nogueira - CIVIL A